Pra quem pensa em vir pra Australia

Bom, esse post é mais pra responder a pergunta que postaram em um dos primeiros tópicos aqui do blog.

Pra começar, quando viemos pra cá tínhamos um "conhecido" aqui, que agiu como um grande amigo ao nos receber em sua casa. Ficamos lá por 1 mês até conseguirmos alugar nossa casa.

O fato de ter alguém (ainda mais brasileiro) ao nosso lado com certeza ajuda bastante. Mas isso é só parte das dificuldades que todos encontram na hora que chegam aqui. No começo tudo é difícil, se localizar, indicação de sites pra alugar casa, telefone, carteira de motorista, e etc, etc, etc. Mas dá muito bem pra vim pra cá sem conhecer alguém. Sei porque teve gente que veio e se saiu muito bem. O benefício de ter alguém conhecido é mais importante nos primeiros dias, 1 até a 2 semana. Depois isso vai se diluindo com o tempo.

O ingles com toda a certeza absoluta do mundo é o que mais pega. Devido à prova de IELTS que temos que fazer e tirar 6 ou 7, praticamente todo mundo chega com ingles fluente aqui, mas todos admitem que é a maior dificuldade que passamos também. Se você morou já em outro país de língua inglesa a coisa pode ser mais simples. Mas falar ingles fluente no Brasil e achar que vai chegar falando tudo aqui é utopia. Ainda mais se o ingles aprendido foi o americano e não o britânico (meu caso). Claro que a gente se acostuma, melhoramos o ouvido e a fala, mas é o maior desafio com certeza.

Eu não sei como é o mercado de trabalho fora da minha área (tecnologia), mas como bom país de primeiro mundo o desemprego é baixo e há muitas vagas. Claro que vc deve estar regularizado para trabalhar... chegar aqui pra estudar e procurar emprego nas "horas vagas" não é fácil e paga-se mal (já que o custo de vida aqui é alto). Mas se vc tiver residência permanente em no máximo 2-3 meses você consegue emprego. Claro que estou falando pra minha área, mas creio que isso não é tão diferente para as outras, embora algumas variações possam acontecer.

As melhores cidades com certeza são Sidney e Melbourne. Brisbane eu ACHO que não deve ser ruim, mas as outras cidades que sobram como Perth, Canberra e etc são pequenas e as ofertas de emprego são menores também.


Minha opinião:

Se vc quer tentar a vida aqui tem que vim como residente permanente. Se quer só estudar, aí já traga uma quantia razoável de dinheiro pra se manter, pois o emprego que vc conseguir nao vai pagar bem (quem é estudante só pode trabalhar 20 horas por semana e a fiscalização pra quem quer dar um "jeitinho" é rígida). Tem muito brasileiro que gosta de "atalhos"... o caminho mais curto, o mais barato e por aí vai. Acredite, as dificuldades são muitas se estamos dentro da lei aqui, pra quem não tá a coisa complica mais ainda. Conheço estudantes que estão até hoje (chegaram antes de mim) procurando emprego... até da faculdade desistiram pois não conseguiram se sustentar.

Se o objetivo é estudar, venha como estudante. Se é trabalhar, já venha com visto de residência permanente ou então você pode ser transferido da sua empresa no Brasil pra filial dela aqui na Austrália onde a empresa vai te patrocinar (essa é uma categoria de visto diferente, mas te permite viver e trabalhar legalmente aqui). Acho até que dá pra conseguir emprego aqui na Austrália do Brasil, mas atualmente poucas empresas fazem isso. Eu também não tenho detalhes de como isso funciona.

Pra confirmar se sua profissão está em demanda você pode entrar no site de algum agente de imigração ou entrar no site do governo australiano (facil achar no google) e olhar a lista de profissões que a Australia esta buscando trabalhadores.

Pense bem antes de vim, a experiência é excelente, o país e as pessoas são de primeiro mundo. Mas a nossa casa ainda é o Brasil. Tem pessoas que se adaptam muito bem e outras que nem tanto. Tem gente aqui há 10 anos sem voltar pro Brasil e gente que não aguentou 1 único mês. Depende de cada um... mas no geral, a maioria dos brasileiros aqui sentem falta do Brasil e querem voltar.


Abraços e boa sorte.

Fernando
Category: 7 comentários

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigada Fernando, ajudou muito em nossas pesquisas,
boa sorte pra voces e muitas felicidades....

Fernando disse...

Sem problemas. Se precisar de mais alguma informação e eu puder ajudar, é só falar.

Esse é um dos lados positivos dos brasileiros aqui. Devido às dificuldades todos se ajudam muito. Claro que há exceções, mas no geral todos tentam suportar e ajudar um ao outro :)

Abs.

Anônimo disse...

oi gostaria de saber se e muito dificil conseguir visto de trabalho como pedreiro pintor? obrigado boa sorte pra todos ai

Fernando disse...

Olá,

Eu não sei se é fácil conseguir visto de trabalho como pedreiro/pintor... o que vc precisa fazer é entrar no site do governo da Australia ou de algum agente de imigração aí do Brasil (www.vivanaaustralia.com.br) e dar uma olhada nos empregos que estao em demanda. Se a sua profissão não estiver lá, acho que as chances são pequenas.

Mas se vc conseguir vir pra cá, e tiver dinheiro pra bancar um TAFE (www.rmit.com.au - uma das melhores faculdades aqui em Melbourne) que é tipo um curso profissionalizante, a profissao de pedreiro/pintor é muito boa e ganha-se muito bem. Mas precisa do curso...

Abs.

Anônimo disse...

obrigado fernando vou tenta valeu abs

Unknown disse...

Dicas muito boas!!! Bjs

Anônimo disse...

Bem cheguei a Melbourne a uma semana, e gostaria de fazer amizades, estamos morando em Altona Meadows, somos do interior de Sao Paulo,Piracicaba e gostaria de conhece-los qualquer hora dessa se possivel,somos eu, meu esposo e filha.

Postar um comentário